GUARDA MUNICIPAL DO NATAL, REPRESENTADA PELO ROPE(RONDA DE PROTEÇÃO ESCOLAR) e GAAM(GRUPAMENTO DE AÇÃO AMBIENTAL), VALORIZANDO A VIDA E PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE NA ESCOLA EM EVENTO NA ESCOLA ADELINA FERNANADES

 

Os estudantes da Escola Municipal Professora Adelina Fernandes contaram nesse sábado (25) com um dia especial de atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio da Guarda Municipal do Natal (GMN), que montou um estande na quadra da unidade pedagógica onde foi exposto equipamentos do uso diário da instituição, viaturas de patrulhamento, animais empalhados, como também repassadas informações sobre a missão da corporação e de cada grupamento operacional.

A escola situada no bairro Potengi, na zona Norte da capital, realizou sua mostra com foco no meio ambiente e dezenas de alunos puderam entender melhor o trabalho preventivo exercido pela GMN na capital. A exposição da GMN envolveu basicamente agentes da Ronda de Proteção Escolar (Rope) e do Grupamento de Ação Ambiental (GAAM).

No estande foram expostos os equipamentos de controle de distúrbio como escudos, capacetes, joelheiras, além de armamento menos que letal a exemplo das pistolas de condução elétrica, espargidores de gás pimenta, algemas, tonfas, e coletes balísticos. Também foram levadas para a escola duas viaturas de patrulhamento operacional, onde os alunos puderam conhecer o interior dos veículos e ainda manusear, sobre a supervisão dos guardas municipais, os equipamentos de uso cotidiano do serviço de ronda ostensiva.

A ação também contou com um caráter educativo direcionado a conscientização ambiental. Nesse caso, agentes do Grupamento de Ação Ambiental levaram para exposição diversas espécies de animais empalhados existente na fauna potiguar, em especial os provenientes das áreas de preservação ambiental pertencentes ao município de Natal. A comunidade escolar pode conhecer melhor os hábitos, as características e as curiosidades sobre os animais expostos, a exemplo da jiboia, jabuti, iguana, cagado e algumas espécies de aves.

Os estudantes foram informados ainda sobre as atribuições GMN, como também receberam orientações em relação a importância de se preservar e respeitar o meio ambiente, além das proibições sobre a criação e comercialização de animais silvestres sem a devida autorização. Outro ponto importante divulgado pelos guardas municipais é o número 190, que serve como canal de denúncia de prática de crime ambiental. Nesse caso, as viaturas de serviço da Guarda Municipal são acionadas para atender as ocorrências.

Um dos itens que mais chamou a atenção dos estudantes foi a jiboia levada pelos guardas municipais para a exposição. O animal com cerca de dois metros pode ser tocado pelos estudantes que fizeram fotos ao lado da serpente. “É um momento de integração da comunidade estudantil e a Guarda Municipal, que com essa iniciativa fica mais próxima do cidadão e promove o que chamamos de segurança preventiva, que é a nossa maior missão”, informou o comandante da GMN, Michel Dantas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *