PARNAMIRIM : EDUCAÇÃO ANUNCIA PRÉ-MATRICULA ONLINE PARA 2018

As reuniões sobre as pré-matrículas online para o ano de 2018 estão acontecendo nesta semana, hoje (09) e amanhã, sexta-feira (10), no auditório Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo, para gestores e secretários escolares.

Desde que teve início a atual gestão municipal, foi dada a largada para equipar as escolas da rede pública municipal de ensino, para a realização das pré-matrículas online, o que poderá ser feito para alunos novatos, a partir de 22 de janeiro de 2018.

O acesso para as pré-matriculas online será feito por meio do endereço eletrônico portalmatricula.parnamirim.rn.gov.br, criado pelo Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI), a pedido da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

“A pré-matrícula online permitirá a reserva de vagas para alunos novatos, que será posteriormente validada com a entrega de documentos do aluno à escola, com a assinatura do seu responsável”, explicou a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Henrique.

O portal matrícula poderá ser acessado nos computadores das escolas ou na própria residência dos alunos, por meio de computadores pessoais ou smartphones.

Ao longo do ano, a Prefeitura, por meio da SEMEC, fez uma parceria com o Instituto Metrópole Digital para equipar as escolas com fibra ótica, a fim de tornar possível o acesso a uma Internet de melhor qualidade, critério básico para a realização das pré- matrículas online.

Além disso, o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO/Parnamirim), com sede na SEMEC, atende às necessidades de fornecimento de computadores às escolas para efetivação das pré-matrículas online. As escolas que ainda tenham essa necessidade devem requerer a atenção do PROINFO por meio de requerimento oficial, o mais breve possível.

Dentre as novidades que o portal matrículas está trazendo estão a ferramenta de geolocalização, que permitirá redirecionar o aluno para a escola mais próxima da sua casa, ou, em segundo caso, para aquela onde está disponível a vaga.

Além disso, o sistema de pré-matrículas online não concluirá o procedimento, caso seja deixado de dar alguma informação imprescindível sobre o aluno, fechando as brechas para que a escola fique aguardando a entrega de informações e documentos depois da matrícula.

Também não será concluída a pré-matrícula de aluno que estiver em progressão parcial, dependência ou em situação similar que não permita o procedimento.

O portal matrículas também vai garantir a renovação das matrículas online dos alunos já cadastrados na rede municipal de ensino e fiscalizar para que a prioridade das novas vagas que surgirem sejam ofertadas, prioritariamente, a alunos do município de Parnamirim.

“Atualmente, a rede pública municipal de ensino tem 25.800 alunos matriculados. Temos lista de espera em todas as escolas e centros infantis”, diz o coordenador do setor de matrículas da SEMEC, Lúcio Barros.

A reunião de amanhã (09) vai trazer novidades sobre as pré-matrículas antecipadas para a Educação Especial.

Fonte: Ascom

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *