SAÚDE E CÂMARA MUNICIPAL PROMOVEM AÇÃO VOLTADA AO NOVEMBRO AZUL

Uma parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), promoveu, nesta sexta-feira (17), das 7h às 12h uma ação voltada à campanha “Novembro Azul”. O evento foi direcionado aos servidores e ao público em geral.
Durante a ação, foram realizadas atividades direcionadas para a saúde do homem. As atividdes contaram com a prsença de mais de 200 homens que puderam usufruir de serviços como: avaliação física e atividade laboral, orientação nutricional, teste de glicemia e aferição da pressão arterial, além de testes rápidos de HIV e Sífilis, Hepatites B e C, coleta de exames laboratoriais (PSA), palestras educativas, confecção do Cartão SUS e distribuição da Caderneta do Idoso e preservativos masculinos e femininos.
De acordo com o secretáio adjunto de saúde do município, Henrique Eduardo Costa, o evento é uma oportunidade ímpar, principalmente pela quantidade de homens que compareram para tratar da saúde.
“Sabemos que o homem tem aquele tabu de não procurar o médico para se tratar, mas hoje consideramos uma grande vitória essa quantidade de participantes. Mostra o quanto o homem está mais atento a própria saúde e que as ações de conscientização promovidas pelo município estão surtindo efeito”, disse o secretário Henrique Eduardo.
Mas o motorista de ônibus, Raimundo Mendes, de 51 anos, quebrou o tabi e chegou logo cedo para garantir o seu atendimento. Ele diz a iniciativa é muito importante, pois estimula os homens a se cuidarem mais. “Isso demonstra o cuidado que o município tem com a sua população”, comemorou.
Raimundo e todos os outros homens que compareceram na ação desta sexta-feira poderão retornar no próximo dia 28 para receber os resultados dos exames. Clínicos e urologistas estarão a disósição na Câmara, para dar todos os encaminhamentos necessários.
“É importante que essa ação seja continuada, que os homens procurem as unidades de saúde, pois temos todos esses serviços durante todo o ano, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, concluiu o adjunto da pasta da saúde.
O presidente da Câmara, Irani Guedes,  destacou objetivo de alertar os cuidados na prevenção da saúde masculina. “O objetivo desta ação conjunta com a Sesad é mobilizar os servidores e população, principalemente sobre o câncer de próstata e as outras doenças masculinas”, disse.

Repórter: Saulo de Castro

Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *